Cabine de pintura portátil

Testes, comentários e dicas no uso ou confecção de ferramentas voltadas ou adaptadas para o modelismo
Avatar do usuário
yerrcastro
Plastimodelista
Mensagens: 1499
Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
Localização: Niterói

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor yerrcastro » 27 Fev 2014, 20:14

Obrigado Rodrigues. :ok
Henrique

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 28 Fev 2014, 11:00

Vamos por partes.
Acho ótimo que um item importante no nosso hobbie e que não vinha há algum tempo sendo discutido, no fórum, esteja novamente dando margem a conversas, posicionamentos e surgimento de novas ideias. Ótimo.
No número de Março-Abril de 1984, da conhecida FineScale Modeler, Wayne Moyer, em um artigo denominado A Do-it-yourself Spray Booth, p. 37, monta a sua câmara de pintura, justamente com um exaustor de banheiro.("I settled on a standard bathroom exhaust fan found in hardware stores...")
Em momento algum, houve preocupação com o uso de tintas e diluentes que pudessem gerar, pelos seus vapores, explosão.
Na mesma revista, em diversos números posteriores, anúncios e artigos estimulam a compra de spray booth, sem nenhuma consideração quanto ao caráter das tintas utilizadas e seus diluentes, muito menos com restrições aos motores utilizados.
Agora, vejam bem. Em momento algum, estou sugerindo fazer-se A ou B sem se raciocinar a respeito. Uma câmara de pintura, apesar de fundamental em pequenos ambientes, é ligada diretamente ao tipo de tintas e diluentes utilizados, com maior ou menor necessidade. Assim, tem características muito pessoais a sua utilização.
Ampliando a postagem do Augusto podemos dizer, com pequena margem de erro que, salvo os profissionais, nós, amadores, temos um uso de aerógrafo, além de ser com quantidades muito baixas de material, ser feito de maneira intermitente, ou seja, a dispersão no ambiente dos vapores de tinta e diluente é muito atenuada e dispersa. Basta se ter uma janela aberta ou um duto forçado.
Por outro lado, tenho visto sugestões de se usar coolers de computadores (muffin fan, segundo alguns) para fazer o mesmo serviço, com uma taxa de exaustão maior (dependendo do tamanho do cooler), maior leveza e facilidade de instalação. Possivelmente preço mais baixo também.
Também encontrei mais algumas caixas plásticas em janelas com furo e exaustor de banheiro, funcionando bem, segundo seus felizes proprietários.
Esse debate é altamente positivo e é interessante que postemos mais dados para que cada um possa fazer a sua escolha, de acordo com o material que utiliza, ambiente de utilização, orçamento doméstico e cuidados com a sua saúde.
Abraços a todos.
Um ótimo feriadão a todos.

Rodrigues Vaz
Plastimodelista
Mensagens: 1439
Registrado em: 09 Jul 2008, 19:49
Localização: Niterói / Rio de Janeiro

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Rodrigues Vaz » 01 Mar 2014, 09:12

O objetivo é adicionar algumas variáveis ainda desconhecidas da maioria dos modelistas e omitidas dos artigos encontrados em algumas revistas e sites do ramo. Vale a pena ler, " Spray Booth Design and Fan Selection" by Klaus Raddatz. Um dos mais completos trabalhos sobre o assunto.

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 01 Mar 2014, 10:07

No número de agosto de 2009, FineScale Modeler Special - Essential Techniques for the Model Builder, o autor, Matthew Usher, coloca uma spray booth feita com caixa plástica e exaustor e tubulação. Aparentemente, a caixa não tem modificação alguma no seu motor.

Sigam os links abaixo:
para modelistas -
http://snibs.net/spraybooth.html
para pintores amadores de móveis -
http://www.finewoodworking.com/how-to/a ... booth.aspx

No artigo de Klaus Raddatz, citado pelo Rodrigues, chama a atenção que ele, em momento algum, proíbe ou é contrário ao uso do "kitchen and bathroom fans". Apenas recomenda cuidados no seu uso, por serem exaustores que permitem que a corrente de ar que sai, carregando, entre outras coisas, diluentes, cruza pelo motor, o que pode causar, ao longo do tempo, pelo enfraquecimento do verniz de isolamento das ventoinhas, possibilidade de curto-circuito no motor.
É interessante que ele cita como melhores que os fans de cozinha e banheiro para uso em spray booth, pelo design, os coolers de computador. É que alguns desses coolers são envoltos em epóxi, que resiste mais aos diluentes e diminuem a possibilidade de deteriorização do isolamento. Não sei se hoje ainda são assim, pois o artigo é de 2002. Teria de haver alguma investigação a respeito.
O artigo está nesse link
http://modelpaint.tripod.com/booth2.htm


O Rodrigues pontuou que na cabine da APRJ tomou uma série de cuidados. Eu também teria a mesma postura, pois a utilização é muito maior, envolve muito mais material, grande parte, tintas automotivas e seus diluentes e, infelizmente, temos amigos que não primam pelo cuidado com que tratam certos equipamentos, ainda mais quando não são seus.

No fórum abaixo, as postagens vão ao encontro do que tem sido colocado. Devemos ter cuidados com a saúde e segurança nossa e de nossos familiares, mas não devemos perder de vista o nível de utilização e materiais que temos.
http://cs.finescale.com/fsm/tools_techn ... 24796.aspx

Torno a dizer. Essas postagens são muito importantes pois aprofundam o nosso conhecimento e passamos a conhecer mais o nosso hobbie.
Apenas seria bom se mais membros da APRJ participassem com suas ideias e experiências.
Abraços.

Celso Piva Saraiva
Plastimodelista
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Out 2013, 15:10

Re: Cabine de pintura portátil

Mensagempor Celso Piva Saraiva » 06 Abr 2014, 20:31

Olhem o que descobri.
http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_ ... oduto=2846

Talvez interesse a alguém, apesar do preço que me parece muito salgado para o tamanho.
Vem sem o tubo de exaustão, que deve ser comprado separado em alguma loja de ferramentas.
Abraços.


Voltar para “Ferramentas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante