Mig-3 Late - Trumpeter 1/48 - CONCLUÍDO

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2012 - Coordenação: Eduardo Brettas
Júlio Urubu
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 21 Mar 2012, 12:55

Então Ricardo, pesquisei bastante sobre o MIG-3 e cheguei àquelas conclusões lá de cima. Já conhecia estas fotos postadas por você.

Na sucata completa nota-se claramente a estrutura tubular em cinza (veja a barra de apoio da mira sobre o painel)

Piso, claramente cinza escuro.

Cadeira: Assento em alumínio natural e encosto em verde. Pode ser o primer ou a camuflagem....mais para o verde da camo.

O tal "painel branco", na verdade, é alumínio natural, que ia por baixo do acabamento em preto. Você mostrou a foto de um piloto no cockpit com um painel SEM o acabamento preto.

Manche discordo, aos meus olhos, aquilo é alumínio natural, que desbota e perde o brilho. Aspécto de "trilho de cortina da vovó" :)

NA sucata no meio do mato, note que o azul ficou preservado em alguns elementos, mas a estrutura tubular perdeu toda a cor e oxidou. É material diferente do azul.

Ainda sobre o painel, alguns do início do conflito eram cinza claro mesmo, por exemplo, os LAGG-3 "early".

Enfim, minhas opções ao preparar um cockpit zelam pela variação de cores. Se há opção de fazer com mais de um tipo de cor, eu faço :D
Vade retro goiabão! :666

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Ricardo P-40
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 21 Mar 2012, 14:20

Julio,

O problema dessas fotos no monitor é que elas sempre dão margens a várias interpretações. Por exemplo:

Júlio Urubu escreveu:Na sucata completa nota-se claramente a estrutura tubular em cinza (veja a barra de apoio da mira sobre o painel)


Talvez a estrutura tubular desse seja cinza, ela já está mais oxidada que o resto mas alguns elementos ainda parecem ser cinza médio. Mas a barra de apoio da mira para mim está pintada de preto, observe que ela está mais escura que o painel.

Júlio Urubu escreveu:Piso, claramente cinza escuro.


Não necessariamente tão claramente assim, eu vejo duas cores ali, cinza em algumas partes e verde em outras como se tivesse havido alguma repintura. Mas posso considerar a idéia de fazer o piso em cinza também.

Júlio Urubu escreveu:Cadeira: Assento em alumínio natural e encosto em verde. Pode ser o primer ou a camuflagem....mais para o verde da camo.


Também me parece ser isso, eu já estava pensando em fazer o fundo em metal natural mesmo, mas vou decidir ainda se faço o encosto nesse verde ou em cinza escuro.

Júlio Urubu escreveu:O tal "painel branco", na verdade, é alumínio natural, que ia por baixo do acabamento em preto. Você mostrou a foto de um piloto no cockpit com um painel SEM o acabamento preto.


Foi exatamente isso o que eu quis demonstrar, porque que muita gente acha que aquilo era o painel externo pintado em cinza claro. O tal russo citou que era usado branco por baixo no post do ARC por alguma razão que eu não lembro mais. Sim também eram usados paineis em cinza claro em outros aviões.

Júlio Urubu escreveu:Manche discordo, aos meus olhos, aquilo é alumínio natural, que desbota e perde o brilho. Aspécto de "trilho de cortina da vovó" :)


Sim, pode ser isso também, no monitor a gente acaba confundindo as cores. Ao ver aquela roda no chão nessa foto eu achei que fosse cinza claro. Já na outra foto fica claro que ela está pintada numa mescla de cinza médio e verde acinzentado.

Júlio Urubu escreveu:NA sucata no meio do mato, note que o azul ficou preservado em alguns elementos, mas a estrutura tubular perdeu toda a cor e oxidou. É material diferente do azul.


Sim, o material dos tubos não era alumínio como o de outras partes, por isso eles oxidaram mais que o resto. Mas mesmo assim na minha tela me dá a impressão de ainda haver resíduos de azul em algumas partes deles. De qualquer forma eu vou ter que manter o azul nos tubos pois algumas partes dos photo-etchs que vão neles já vieram pintados assim.

Júlio Urubu escreveu:Enfim, minhas opções ao preparar um cockpit zelam pela variação de cores. Se há opção de fazer com mais de um tipo de cor, eu faço :D


Eu também prefiro usar combinações variadas, a questão é só saber quais cores cabem aonde.

Abs,

Ricardo

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Ricardo P-40
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 04 Abr 2012, 00:14

Depois de uma surra de várias semanas, finalmente consegui colocar quase todos os photoetches no interior do kit. Segui o conselho do Julio e pintei a gaiola e piso no cinza A-14. Agora só falta colocar o cinto na parte de baixo do assento e colar a lona do estribo no lugar. Portanto aproveitem pois essas serão as últimas imagens antes d'eu fechar a fuselagem:


A gaiola com os conjuntos de photoetch montados.

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O piso mostrando o contraste do cinza A-14 com o azul claro.

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Testando a gaiola, piso e fundo do assento juntos. O encosto só será montado no final com o kit já fechado e pintado.

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Testando com uma das laterais, destaque para a pistola de flare signal em photoetch na lateral direita.

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As laterais da fuselagem com um wash suave, aí só falta colar a lona do estribo e dar wash nela. A parte pintada de amarelo é o primer p/madeira ALG-3 que usavam na parte de trás da fuselagem, porém nada disso deverá aparecer com o encosto do assento no lugar.

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Abs,

Ricardo

Júlio Urubu
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 04 Abr 2012, 00:44

Muito, MUITO Excelente!!!!!!! :ok
Vade retro goiabão! :666

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor lfragelli » 04 Abr 2012, 07:16

Cousa de louco! :22 :22

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Marcelo Tarkus » 04 Abr 2012, 09:40

Que interior bacana!! :ok
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Brettas » 08 Abr 2012, 20:51

Muiiiiiiiiiito bacana Ricardo!!!

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 12 Abr 2012, 00:13

Atualização da semana:

Finalmente consegui fechar a fuselagem: :7

Já dei acabamento na maioria das emendas e percebi que a injeção do kit deixou algumas depressões meio enjoadas de fechar e lixar sem destruir linhas e painéis.

Na medida em que a montagem foi avançando fui fazendo pequenos ajustes para que todas as partes do nariz e as asas encaixem sem deixar maiores espaços a serem fechados. Pelo menos até agora deu certo, pelos testes que eu já fiz com as asas também não devem ocorrer maiores problemas.

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Algumas fotos do interior depois de fechado.

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Alguns upgrades em que eu estou trabalhando. Infelizmente eu não tirei fotos dessas partes antes das modificações, mas quem tiver o kit pode comparar:

Intakes das carenagens dos escapamentos abertos.

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Bolha em baixo do nariz furada e 2 tubos colocados no interior do intake de baixo do nariz (difíceis de se perceber em fotos da época).

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Saída dos canos das metralhadoras substituídos por sprue furado e chanfrado (faltando encurtar até a medida certa).

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Intake de cima do nariz bastante rebaixado em relação ao que vem no kit e vazado (faltando dar acabamento na frente).

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Por enquanto é só.

Abs,

Ricardo

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Mobi » 12 Abr 2012, 00:34

Que isso, Mestre P-40!

Tá bonito!

Abraço,
Mobi

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 24 Abr 2012, 23:08

Atualização da semana:

O trabalho continua lento e burocrático, o que já está me preocupando em termos de prazo. Para completar o plástico do kit é uma droga que reage muito mal ao primer ou ao solvente automotivo. :x Sem falar que eu fui obrigado a passar lixa fina e bombril em todas as superfícies pois a injeção tem várias irregularidades que iriam afetar o resultado final.

Deixando as reclamações de lado aí vão os resultados até agora.

- Resolvi fazer logo as luzer de posição. Eliminei chapas que prendem elas, refazendo-as em baixo relevo. As luzes propriamente ditas foram refeitas em plastico transparente colorido. As lojas de R$ 1,99 tem um belo estoque de cacarecos que os modelistas criativos podem detonar e transformar em algo realmente útil. :nuts:

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- Fechei o porão da bequilha com a lona refeita com um pedaço de sprue grosso. Essa versão teve as portas da bequilha removida e o vão coberto com uma lona. Nas fotos da entrega dos aviões percebe-se que as lonas ainda estavam bem esticadas, por isso eu não me preocupei em fazer as pregas nela.

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- Pintados nos tons metálicos definitivos os radiadores, canos das metralhadoras e escapamentos.

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- Colados os intakes laterais do nariz. Pintei logo eles de branco por dentro para evitar que fiquem falhas, alem do mais há filtros no interior deles já pintados em metal queimado que não aparecem nas fotos. As aletas estão sendo refeitas com plasticar fino, pois a originais eram muito grossa.

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Editado pela última vez por Ricardo P-40 em 24 Abr 2012, 23:22, em um total de 1 vez.

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 24 Abr 2012, 23:20

- Fundo do banco com os cintos colados, isso me deu uma dor de cabeça pois da primeira vez não ficou direito e fui obrigado a repintar o banco todo. O encosto já recebeu o apoio de cabeça retirado do banco original do kit, só faltando refazer a almofada das costas. Incluí também os dois furos ovais na chapa atrás do banco.

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- Aproveitei e pintei também a parte de dentro do canopi da frente em azul claro. Lembrando que essa parte cobre o painel e era pintada na cor do interior do avião. Nas fotos seguintes o cinza que aparece sob a transparencia é Mr. Surface que eu apliquei antes de aplicar a tinta. Apesar do primer e da tinta a peça ainda fica um pouco translucida, a minha idéia e dar uma mão de preto por cima antes de aplicar o branco.

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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 24 Abr 2012, 23:34

- Para quem não lembra ou não conhece o kit, a hélice vem inteiriça com as três pás já montadas.

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Porém como ela está muito grossa e eu queria dar um acabamento melhor no spiner, resolvi separá-las de forma poder colá-las uma a uma com o spiner já montado.

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Para isso copiei o sistema que a Hasegawa normalmente usa e que costuma dar bom resultado. Depois de separar as pás colei um pivô em cada uma e para repor o material perdido durante o corte e os ajustes colei um pedaço de plasticard na base delas. Furei o anel central que irá ficar colado na base do spiner onde cada uma das pás irá encaixar.

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Depois de prontas e pintadas elas poderão ser coladas por fora no spiner já montado e pintado.

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Por enquanto é só.

Brettas
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Brettas » 25 Abr 2012, 20:09

Ricardo,
Belíssimo trabalho com excelentes dicas.
A posição do cinto no banco ficou super natural, muito bom.
Sobre aquele firo oval no cockpit, poderia explicar pra nós como fez?
Um abraço!

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Ricardo P-40
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Ricardo P-40 » 25 Abr 2012, 22:30

Brettas escreveu:Ricardo,
Belíssimo trabalho com excelentes dicas.
A posição do cinto no banco ficou super natural, muito bom.
Sobre aquele firo oval no cockpit, poderia explicar pra nós como fez?
Um abraço!


Obrigado Brettas.

Naquela placa atrás do banco tem 3 furos:

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O grande (1) é redondo e já vem no kit, parece oval nas fotos por causa da inclinação da placa. Os dois pequenos ovais (2) foram os que eu fiz. Isso é um detalhe que não vem nos kits e não se consegue ver nas fotos de época, a excessão dessa a esquerda de um protótipo. Esse detalhe também aparece num desenho da Mushroom e foram reproduzido erroneamente como sendo redondos e maiores nessa restauração a direita. O efeito oval foi obtido inclinando a broca para frente e para trás enquanto furava.

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Na atualização de ontem eu comentei que as pás da hélice eram muito grossas. Hoje de manhã eu fiz essas fotos comparando uma ainda na espessura original a direita com uma já lixada a esquerda.

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Nas fotos se percebe claramente o quanto essas pás eram finas, agora a noite eu já terminei de lixar todas as três.

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Abs,

Rcardo

Brettas
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Re: Mig-3 Late - Trumpeter 1/48

Mensagempor Brettas » 26 Abr 2012, 06:49

Pois é, eu fiz os furos mas achava que eram redondos. :blog: Faltou pesquisa.
Sua dica da broca foi ótimo, obrigado!
Sobre a hélice, quando montei o MiG eu também lixei retirei esse 'fundo' que aparece no meio delas.
Você fechou isso também?

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