GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 18 Jul 2012, 21:48

VOSPER M.T.B. 73ft - AIRFIX 1/72

Imagem

Para quebrar um pouco a monotonia dos GB's de aviões e blindados, vou aproveitar que eu ando numa fase naval para iniciar o GB com uma embarcação.

Prólogo

Nas linhas abaixo eu vou fazer uma breve análise das duas Vospers 1/72 da segunda guerra existentes hoje no mercado, Revell e Airfix. Já que a idéia do GB é o intercambio de informações, vou começar relatando aqui o que eu apurei sobre ambos kits enquanto decidia qual deles iria montar para servir de subsídio aos que por ventura venham a se interessar pelo tema no futuro.

Sem dúvida alguma a melhor Vosper da segunda guerra hoje disponível no mercado é a da Italeri 1/35, porem essa se enquadra em uma outra realidade de preço e de disponibilidade de espaço para o kit depois de montado, certamente não cabendo comparação dela com as duas únicas disponíveis na 1/72. Existem ainda os kits das Vosper Perkasa da Tamyia e Trumpeter na 1/72, mas que são de modelos de bem após a guerra, portanto não cabendo também nenhuma comparação alguma aqui.
A idéia de montar uma Vosper para o próximo evento me surgiu dias atrás quando eu encontrei essa Vosper da Revell-Kikoler numa loja nova de Curitiba.

Imagem

Imagem

Eu montei uma dessas quando o kit saiu aqui em meados dos anos 70 e não resisti a tentação de ter outro igual na caixa para guardar de recordação. Porém, só quando o kit chegou, é que me caiu a ficha de que ele se enquadraria no tema do próximo evento e que seria interessante montar uma dessas.

Como eu não pretenda mexer especificamente nessa, a minha Ideia inicial foi tentar conseguir uma rebox recente dela pela Revell alemã para montar.

Imagem

Porém antes de começar a correr atrás do kit, lembrando de que se tratava de um kit de concepção antiga, resolvi fazer primeiro uma pesquisa na internet para saber se o mesmo era viável ou não, chegando as conclusões a seguir:

Esse kit foi lançado originalmente pela Revell americana em 1965 para representar a PT-73 do seriado de televisão “McHale’s Navy”.

Imagem

Ao que parece quando a série começou a ser rodada em 1962, a produção não conseguiu encontrar uma autentica PT boat americana da WWII em condições de atuar durante as filmagens. A solução foi apelar para uma Vosper 70ft fabricada sob licença nos EUA durante a guerra e que ainda estava em condições de uso, maquiando-a como se fosse uma PT boat. Estimulada pelo sucesso da série a Revell decidiu em 1965 fazer um kit que representasse a PT-73, usando como referencia para os moldes a própria lancha do seriado, e foi justamente nesse ponto que começaram os problemas do kit. Em primeiro lugar, aparentemente os projetistas do kit só se ativeram aos detalhes da lancha que eram visíveis acima da linha d’agua e não se preocuparam em pesquisar mais sobre as Vospers para saber exatamente como o casco delas eram sob a água. Para preencher essa lacuna, eles simplesmente se basearam no desenho das lanchas americanas contemporâneas que tinham o fundo do casco todo em forma de “V” , conforme pode ser visto a direita na foto dos galhos do kit abaixo.

Imagem

Porém uma das características principais da Vospers dessa época era fundo do casco na área da popa totalmente plano, conforme pode ser visto na popa do kit da Italeri que é de um modelo parecido com a da Revell.

Imagem

A parte esse deslize do casco, de um modo geral o kit representava, com razoável fidelidade a PT-73 do seriado. Porém quando o seriado acabou em 1966, o público começou a se desinteressar pelo kit e a Revell se viu na contingência de estudar uma outra forma de recuperar o que foi investido na confecção das formas. A solução veio algum tempo depois quando a Revell inglesa resolveu então re-embalar o kit como sendo de uma das M.T.B. (Motor Torpedo Boat) britânicas da segunda guerra.

Imagem

E foi aí que surgiu o segundo problema do kit. A lancha que foi usada para representar a PT-73 do seriado, na verdade era parte de um lote construído sob licença nos EUA com o objetivo de ser enviado para Rússia como parte do programa de Empréstimos e Arrendamentos (Lend-Lease Act). O problema é que as Vospers que eram enviadas para a Rússia tinham uma configuração diferente das que foram usadas pela Inglaterra, portanto o kit da Revell precisaria de sofrer algumas modificações para representar corretamente uma M.T.B. inglesa. Além dessas duas falhas, o kit também sofre de alguns dos defeitos comuns aos kits daquela época, como excesso de rebarbas, peças moldadas junto com o convés, alguns detalhes grosseiros, marcas de injeção, etc. Apesar dessas falhas, o kit não é de todo inviável, e com alguma pesquisa e paciência para realizar as correções necessárias, é possível se extrair dele uma boa representação de uma M.T.B. inglesa do período intermediário da guerra. Existe ainda um photoetche da Eduard específico para ele que permite melhorar alguns dos detalhes sobre o convés.

Diante desses resultados, comecei a repensar se eu estava disposto a ter esse trabalho todo no momento para fazer uma Vosper. Porém como conseqüência indireta da minha pesquisa, acabei chegando a informações sobre a Vosper da Airfix, conforme a seguir:

Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 18 Jul 2012, 22:07

O kit da Airfix é um pouco mais recente que o da Revell, tendo sido lançado pela primeira vez em 1973 com a embalagem abaixo.

Imagem

Ele representa um modelo da Vosper de 73ft produzido a partir de 1943, conhecido como Typ 1, sendo portanto um modelo ligeiramente maior e mais recente que o representado pelo kit da Revell. Uma de suas principais características é o uso de 4 tubos lança torpedos no lugar dos 2 que eram usados no modelo do kit da Revell. Ao todo foram construídas 17 lanchas Typ 1 numeradas de 379 a 395.

Tal como o kit da Revell o da Airfix também sofre dos problemas comuns aos kits da época, como rebarbas em excesso, marcas de injeção, alguns detalhes grosseiros, etc. Porém ao contrário daquele, esse é considerado mais correto como um todo, não sendo necessárias maiores correções, apenas melhorias em alguns detalhes conforme eu irei demonstrando durante a montagem. Esse kit vem sendo re-editado pela Airfix através de várias embalagens diferentes ao longo dos anos, e hoje é bastante fácil de encontrar e barato, mesmo aqui no Brasil onde eu comprei o meu.

Imagem

Imagem

Imagem


Numa observação superficial dos galhos já se tem uma sensação de ser um kit bem melhor que o da Revell, com detalhes bem melhor definidos. Numa comparação grosseira, eu o definiria como equivalente a alguns kits bem razoáveis que vem sendo feitos no Leste Europeu. O plástico empregado é o tradicional cinza azulado da Airfix com as suas vantagens e desvantagens características.

Ao todo são cerca de 188 peças distribuídas em e 4 partes maiores injetadas a parte e 4 galhos em plástico cinza e um galho com peças transparente.

Entre as peças a parte é bastante criticado o fato da Airfix ter optado em fazer o casco em 4 partes, sem necessáriamente facilitar uma montagem waterline, apenas uma complicação desnecessária.

Imagem

O convés trás alguns elementos básicos injetados diretamente nele que eventualmente poderão ser substituídos.

Imagem

Nos demais galhos encontramos os tubos de lança torpedos que são razoavelmente bem feitos principalmente quando comparados aos da Revell e outros elementos da superestrutura e conjunto propulsor.

Imagem

São representadas ainda 5 figuras da tripulação de qualidade mediana para a escala, as quais eu não pretendo utilizar pois seriam para mim uma complicação adicional a montagem.

Imagem

Ainda outros elementos da superestrutura, hélices e a base expositora.

Imagem

Imagem

As transparencias são de qualidade sofrível, sendo que parte delas provavelmente será substituída por acetato. Nas fotos dá para perceber bem a quantidade de rebarbas a serem removidas, uma característica dos kits da Airfix dessa época.

Imagem

Acompanha ainda uma folha de decalques com números de série que permitem fazer as lanchas 385 a 389 e ainda com uma pequena inversão a 395, lembrando que todas elas seguiam o mesmo esquema de pintura.

Acompanha também uma folha de auto adesivo com a White Ensign e algumas outras bandeiras que me parecem um pouco espessas para a escala.

Imagem

Infelizmente não existem muitas fotos de referencia dessas Vospers de 73ft, as poucas que eu achei são essa da 380 e as outras duas da 385 fora umas poucas delas em movimento que aparecem na In Action das Vospers. Portanto eu devo basear minha montagem muito mais nos kits feitos pela turma lá de fora do que nas referencias fotográficas.

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto o início da montagem vai ficar no aguardo de eu terminar o Type VIIC que já está na metade da pintura. Enquanto isso eu vou tentando ir limpando as peças das toneladas de rebarbas. :bang:

Avatar do usuário
luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor luiz carlos-f100 » 18 Jul 2012, 22:45

Blz RIcado blz .....tenho este kit aqui e realmente estas pçs estão debaixo de toneladas de rebarbas :lol: :lol: , acho que tenho algum material aqui das Vosper vou ver e te falo ok
F 100

Avatar do usuário
Marcelo Tarkus
Plastimodelista
Mensagens: 3250
Registrado em: 04 Jan 2007, 12:23
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Marcelo Tarkus » 19 Jul 2012, 09:45

Show!

Acho lindas essas lanchas torpedeiras.
Tarkus

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2308
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Brettas » 20 Jul 2012, 09:20

Ricardo,
Excelente apresentação e valeu pela história do barco e do kit.
Estarei acompanhando com certeza.
Um abraço!

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Bunger » 20 Jul 2012, 10:22

Isto não é um tópico, é um artigo. Bacana demais, P-40 ! Agora...haja rebarba !
[size=85]
Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Avatar do usuário
edklingon
Admin.
Mensagens: 3910
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor edklingon » 20 Jul 2012, 22:12

Já vi tudo, lanchinha cor de rosa! :lol:
Qapla´

Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 20 Jul 2012, 23:02

edklingon escreveu:Já vi tudo, lanchinha cor de rosa! :lol:



Pô Ed., como foi que voçe descobriu que era essa a minha intenção?

Imagem

:nuts: :yes2 :moon:

Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 23 Jul 2012, 12:41

Como eu ainda estou curando uma gripe, não quis mexer com tinta no type VII esse final de semana e aproveitei para iniciar algumas coisas na Vosper.

Começando pelas laterais do casco, percebi que além dos furos das escotilhas estarem muito estreitos, a Airfix ainda fez os vidros muito pequenos para eles. Além do mais esses estão mal injetados e opacos.

Imagem

Imagem

Embora não vá se ver nada dentro do casco, o efeito do reflexo dos vidros vale a pena ser representado nessa escala. A solução foi refazer os vidros a partir de palhetas para mexer café. Como os vidros dessas escotihas eram grossos, a espessura da palheta veio bem a calhar. O método de confecção é marcar a circunferência usando um template e ir cortando e lixando ela até encaixar nos novos furos.

Imagem

Aqui uma das laterais já toda feita.

Imagem

E na parte interna eu reforço a junção com ThreeBond antes do polimento, para evitar problemas na hora de mascarar para pintura.

Imagem

Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 23 Jul 2012, 12:54

Por enquanto a maior parte do trabalho está sendo eliminar o excesso de rebarbas, marcas de injeção e outras imperfeições das peças. Apenas para ilustrar, a imagem das hélices tal como vieram no kit e depois de lixadas.

Imagem

Aqui uma montagem a seco das partes da cabine já parcialmente lixadas:

Imagem

Os tubos lança torpedos com as metades já coladas, faltando acabamento e algumas melhorias.

Imagem

A turma que já montou o kit lá fora alerta que montar as laterais do casco no lugar é um sufoco. O que é a pura verdade, as laterais são muito finas e normalmente vem empenadas. Como elas tem que encaixar em uma valeta no fundo do casco para ficarem com o formato correto, os empenos complicam um bocado a coisa. Depois de várias horas lutando com a coisa, finalmente as laterais montadas no lugar.

Imagem

Imagem

Em alguns pontos dentro do casco eu fui obrigado a colocar umas cunhas feitas com as abas de numeração das peças para compensar deformações causadas pelo empeno das laterais.

Imagem

Avatar do usuário
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 922
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Ricardo P-40 » 23 Jul 2012, 13:09

Aqui uma montagem a seco do casco com o convés, a cabine e os tubos apenas para se ter uma ideia do conjunto. A parte as imperfeições da moldagens e umas poucas falhas e omissões, o kit captura bem a forma geral das Vospers desse modelo, o que faz com que ele ainda continue sendo bastante viável depois de tantos anos após ter sido concebido.

Imagem

Imagem

Imagem

Porém como nem tudo são flores aqui, alguns dos desafios ainda pela frente:

Esses suportes dos torpedos terão de ser refeitos em scratch pois eram mais finos e totalmente vazados.

Imagem

Quando eu olho essas Oerlikons eu simplesmente tenho vontade de chorar. :cry:

Imagem

Mais peças para serem rejuntadas, brocadas e lixadas. Acho que eu já ví esse filme recentemente por aqui. :bang:

Imagem

Pelo menos uma das coisas boas do kit é o plástico, extremamente fácil de lixar e cola muito fácil com tolueno.

Por enquanto é só.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7750
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Augusto » 23 Jul 2012, 13:41

Muito bom o trabalho com as escotilhas, este vai dar canseira. :o

Avatar do usuário
edklingon
Admin.
Mensagens: 3910
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor edklingon » 23 Jul 2012, 14:15

Ricardo P-40 escreveu:Quando eu olho essas Oerlikons eu simplesmente tenho vontade de chorar. :cry:
Imagem


Parece um chiclete mastigado!
Qapla´

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2308
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Brettas » 24 Jul 2012, 08:45

Excelente trabalho Ricardo.

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2308
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: GB Inglaterra - Vosper M.T.B. Airfix 1/72

Mensagempor Brettas » 06 Set 2012, 16:58

Tem Novidades Ricardo?


Voltar para “GB Temática 2013 - Inglaterra”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes