Mig-23MF Romanian Air Force

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mig-23MF Romanian Air Force

Mensagempor Cesar Ferreira » 22 Fev 2016, 21:38

Vou iniciar essa montagem com os sets que chegaram nessa última leva para o Mig-23. Os photoetcheds são para o Mig-23BN, mas olhando a instrução e fazendo a comparação com o modelo que eu tenho que é o Mig-23M, só preciso descartar uma pequena antena que vai logo abaixo do nariz do avião, o restante é comum a todos os Mig-23. Outro detalhe é que a versão que pretendo pintar é um Mig-23MF da Força Aérea Romena e o meu modelo é um M, mas consultando na internet, a mudança básica entre as versões M e MF se restringe a avionicos e motorização. Nos modelos a única diferença se refere a um decal que difere de uma versão e outra e que vai na porta do trem de pouso frontal.

O conjunto da Eduard para o modelo em si:
Imagem

E este é o avião que pretendo fazer. A marcação dele é muito simples, são cocares nos dois lados da deriva e nos dois lados de cada asas e um código formado por três números brancos com um fino outliner vermelho em alguns casos. Dada a simplicidade dos cocares eu vou pintar em uma folha de decal branco ou pintar direto no modelo e a numeração eu já tenho. Outro fato interessante é que esse Mig's da Romênia não mantém uma padronização na tipologia dos números. É possível ver aviões pintados da mesma forma, mas com números de formatos diferentes, não encontrei o porque disse e acho que não tem relevância no trabalho, então vamos meter a mão no plástico.
Imagem

No decorrer da semana eu vou postando o andamento da montagem.
Abraços
Cesar Ferreira
O respeito se conquista pelas atitudes e não pela força ou pelo dinheiro.

Luciano
Plastimodelista
Contato:

Re: Mig-23MF Romanian Air Force

Mensagempor Luciano » 23 Fev 2016, 13:12

Pintura bonita.
:ok

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 24 Fev 2016, 08:57

De todas as opções que encontrei eu achei essa a mais interessante de todas e também foge um pouco de aviação russa, pois como os russos largaram equipamentos pelos quatro cantos do planeta, as opções acabam sendo variadas, mas só devo iniciar o trabalho nesse modelo no próximo final de semana por conta de trabalho.
Abraços
Cesar Ferreira

Andre Cardoso
Admin.

Mensagempor Andre Cardoso » 25 Fev 2016, 10:09

Que beleza!!! :yes2

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 25 Fev 2016, 14:46

A pintura é realmente bem legal, espero conseguir o resultado que desejo.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 27 Fev 2016, 16:17

Trabalhos iniciados e obviamente começando pelo interior. Vou procurar seguir cada etapa da folha de instrução juntamente com o a aplicação dos photoetcheds. Comecei aplicando os photoetcheds do assento e interior do cockpit que serão pintados junto com esse conjunto e aproveitei para colocar alguns pe's da turbina. Nesse modelo eu resolvi seguir a indicação do Mano e estou colocando os pe's com verniz acrílico. A secagem é rápida, mas que permite acamar o photoetched no lugar certo, bem diferente das colas a base de cianocrilato. Estou gostando muito do resultado e a fixação parece ser muito boa.

Trilhos do assento e suporte dos pedais:
Imagem

Imagem

Partes do assento ejetor que serão pintadas junto com o assento:
Imagem

Imagem

Anéis da turbina:
Imagem

Agora vou para a fase da pintura para poder aplicar os photoetcheds coloridos do interior do avião, mais tarde ou amanhã coloco mais algumas imagens.
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 27 Fev 2016, 17:22

Pintei as partes do interior usando Russian Interior Green que ficou muito próximo da cor dos photoetcheds e aproveitei para pintar o assento e o final da turbina. Não devo trabalhar muito na turbina visto que no set de photoetcheds da Eduard veio um conjunto de F.O.D para cobrir as entradas de ar e o bocal da turbina.

Imagem

Imagem

Descansar um pouco, pois esse negócio de ficar colocando photoetched tem horas que enche o saco. Mais tarde ou amanhã eu coloco mais alguma coisa.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 28 Fev 2016, 14:27

Definitivamente colocar photoetched em assento ejetável requer uma paciência de Jó. Colei todos os pe's do assento e os painéis do cockpit e por hoje chega, isso cansa qualquer um e para não saturar vou encerrar por hoje e continuo nos próximos dias.

Assento ejetável pronto:
Imagem

Imagem

Imagem

Painéis do Cockpit colocados:
Imagem

Imagem

Essa ferramenta que o Batista levou distribui na sede no dia 20 é realmente fantástica, a menor delas é ainda mais cortante do que a maior, bastar encostar no plástico e exercer uma pequena pressão que o corte começa, mas deve-se tomar cuidado com os dedos ao manusear a peça que pretendemos limpar usando essa ferramenta.
Imagem

Imagem

Uma coisa que vou precisar fazer é dar uns pequenos retoques de tinta nos pe's do assento, pois existem cantos onde o metal é bem visível e isso não fica bacana, pois ele aparece bastante, mas isso só na próxima etapa.
Abraços
Cesar Ferreira

lfragelli
Plastimodelista

Mensagempor lfragelli » 01 Mar 2016, 19:00

Cesar,

Esse cara que monta pra você tá caprichando. :shock:
Deve ter aumentado os honorários. :gira:

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 01 Mar 2016, 19:39

Eu achei barato, inclusive ele disse que estaria cobrando o mesmo que cobra de vc. :D :D :D :D :D
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 20 Mar 2016, 15:51

Depois de algum tempo parado por pura falta de tempo eu consegui andar com mais algumas coisas na montagem desse 23 então vamos aos fatos.

Apliquei todos os photoetcheds referentes ao interior do modelo começando pelos consoles laterais e alguns pontos do canopy.
Imagem

Imagem

Imagem

Outro ponto onde coloquei alguns photoetcheds foi no porão frontal para poder fechar a fuselagem.
Imagem

Fuselagem fechada e como ficou com os photoetcheds aplicados. Depois de conversar com o Luiz Carlos e por uma questão de segurança eu coloquei um pouco de chumbo no nariz do 23, pois ele já é um avião com a frente elevada e não quis pagar para ver se ia ou não empinar.
Imagem

Imagem

Imagem

Aqui uma das surpresas que surgiu no encaixe dos dutos de ar quando fechei a fuselagem. Apareceu um espaço proveniente de uma deformação na peça e vou tentar ver qual a melhor forma para resolver essa questão.
Lado direito ok
Imagem

Lado esquerdo com deformação
Imagem

Uma coisa a ser comentada sobre esse photoetcheds da Eduard, algumas partes que deveriam ser utilizadas no canopy não serviam para nada, com tamanho menor ou as vezes menor do que a peça onde seria encaixada. O painel de instrumentos da Eduard teve que ser "ajeitado" para ficar devidamente acomodado na banheira do cockpit, mas a cobertura do painel ainda não foi aplicada justamente por esse acerto que fui obrigado a fazer. Vou esperar a cola secar bem na fuselagem para poder manusear essa parte e encaixar a cobertura. Novidades mais a frente.
Abraços
Cesar Ferreira

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 21 Mar 2016, 09:17

Esse interior esta ficando show.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 21 Mar 2016, 09:38

Obrigado Augusto, mas eu ainda não coloquei o assento porque pretendo fazer um pequeno wash no interior bem como dar uns retoques no assento em partes onde o metal do photoetched ficou exposto. Como temos a semana santa eu acredito que o trabalho vá andar bastante.

Abraços
Cesar Ferreira

lfragelli
Plastimodelista

Mensagempor lfragelli » 21 Mar 2016, 16:33

lfragelli
Plastimodelista

Mensagempor lfragelli » 21 Mar 2016, 16:33

Voltar para “Bancada virtual”