MATERIAIS
Para fazer os PEs, basicamente você precisa de 3 coisas:
- Percloreto de Ferro
- Placa de metal fina
- Arte para servir de modelo
O Percloreto anda um pouco difícil de encontrar em lojas porque a maioria das lojas de eletrônica pura (que vendem componentes, circuitos, etc.) se tornaram lojas de som

TMP2006
Rua da Constituição, 64 Loja.
Descobri que no Méier também tem, na Manuela Barbosa.
Com placa de metal, a dificuldade reside no fato de encontrar uma espessura adequada. O ideal são chapas de metal, principalmente latão, na espessura 0.10 mm. Só consegui achar placas de 20 x 20 cm com espessura 0.30 mm, na loja:
Ferragens para Cortinas
Av. Gomes Freire, 525 A, Centro. (Quarteirão após a 5ª Delegacia).
ATENÇÃO !! A loja só aceita dinheiro, e próximo a ela só tem Bradesco e Caixa.
Apesar da chapa 0.30 ser fina, percebi ao longo dos testes que ela demora muito para ser corroída (por volta de 3 a 5 horas). Resolvi então testar com as chapas de lata de cerveja, e além de serem bem finas, são fáceis de cortar. É possível achar chapas de latão 0.10 na internet: http://www.shockmetais.com.br/produtos.
Já a arte, pode ser feita em qualquer software (ex.: Corel), impressa a laser em papel sulfite, glossy ou transfer e passada para a placa utilizando-se um ferro de passar roupa. Caso você queira o PE colorido, pode imprimir em laser colorido. Ainda não fiz este teste por conta de não ter desenvolvido a arte, e como queria apenas fazer um piloto, minha opção foi desenhar direto na placa, utilizando para isto uma caneta de retroprojeção.
COMO FAZER
O primeiro passo é beber o conteúdo da latinha

Uma vez lixada, faz-se a aplicação da arte, no caso do teste utilizei uma caneta de retroprojeção, e utilizando gabaritos e réguas, tentei fazer uma escada e um painel falso. A área que não dese ver corroída deve ser totalmente pintada a caneta.
Após a transferência ou desenho da imagem, é importante usar uma fita adesiva, preferencialmente transparente, para cobrir a parte traseira da placa. Isto vai proteger o fundo da chapa da corrosão, e vai permitir ver em que estágio está esta corrosão - Não deixe bolhas de ar na fita. Aplique e vá passando a régua para evitar as bolhas. Se ainda assim ocorrer alguma, fure, passe outro pedaço de fita e alise bem.
Cumpridas estas etapas, é hora de misturar o percloreto com a água. É importante ler as instruções. No caso do percloreto que comprei, a diluição é do conteúdo todo em 500 ml de água. Utilize somente recipientes de plástico ou vidro para misturar, já que a percloreto não ataca estas substâncias. Como a reação é exotérmica, você perceberá que o recipiente ficará muito quente, então cuidado. A mistura ficará com uma cor de café característica:
Coloque então a chapa preparada e aguarde. Em segundos a corrosão começará:
Como a tinta da caneta é vinílica, o percloreto não ataca, sobra apenas o material que está pintado.
O mais importante no processo é saber a hora exata de tirar a chapa. Se passar tempo demais, você perde o trabalho, como aconteceu nessa tentativa inicial:
Tirei muito tarde a placa, então houve corrosão demais


Após este sucesso parcial, resolvi fazer as coisas de outro jeito. Baseado na idéia do site (http://modeltech.tripod.com/etching5.htm), pintei um pequeno pedaço de chapa por completo, e após a secagem da tinta, utilizei um circulógrafo e defini diversas "rodelas" (by Pelliccione):
Colocando na corrosão, em cerca de 10 min ficou assim:
Observe que a parte não pintada foi corroída por completo - esta é hora certa de retirar !
Com ajuda de um objeto pontiagudo, basta retirar:
A grande vantagem, que vejo, principalmente para PEs simples, como estas "rodelas", é que você pode fazer uma quantidade absurda em pouquíssimo tempo. Pense agora em placas, alças, gradeados, barras, cintos de segurança..enfim, dá para fazer várias coisas interessantes com esta técnica. Conforme eu for tendo tempo para fazer coisas mais sofisticadas, vou postando aqui, espero que outros possam fazer coisas ainda melhores com esta idéia !
